Resenha: A Culpa é das Estrelas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013



A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Eu confesso que tinha um certo receio de ler esse livro. Sempre soube que ele iria me fazer chorar! E fez! Mas de um modo diferente de outros livros, que me fizeram ter a mesma reação e até trataram do mesmo assunto, não me deixou pesada.


A Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e desde então soube que irira morrer disso. Para ela já não existe mais cura, só diminuir os efeitos da doença e aumentar seu período de vida o máximo possível. E para sua mãe ela está depressiva, efeito colateral da doença, e por isso tem que frequentar um Grupo de Apoio.
O grupo era formado por um elenco rotativo de pessoas com várias questões piscicológicas desencadeadas pelos tumores. A razão de o elenco ser rotativo? Efeito colateral de se estar morrendo.
Augustus foi diagnosticado com um tipo de câncer que levou consigo parte da perna dele, mas ele mantém o porte atlético e é descrito pela Hazel como um gato, afinal não é todo dia que você encontra alguém alto, bonito, forte, de cabelos acaju e olhos azuis extremamente claros. Ele está sem nenhum resquício do câncer a um ano e meio e foi convidado para ir ao Grupo pelo Isaac que tem um tipo raro de câncer ocular.
Na boa, vou logo dizendo: ele era um gato. Se um cara que não é gato encara você sem parar, isso é, na melhor da hipóteses, esquisito, e na pior, algum tipo de assédio. Mas se é um cara gato... na boa...
O relacionamento deles começa com um tom de sarcásmo e existencialismo, mas é impossível não se apaixonar pelo jeito que eles se encaixam. O jeito como ele é confiante e como a Hazel enchega tudo isso é extremamente divertido!
Eu gostava do Augustus Waters. Gostava muito mesmo dele. [...] Gostava de ele ser professor titular no Departamento de Sorrisos Ligeiramente Tortos com duas cátedras no departamento da Voz Que Me Deixa à Flor da Pele.
 Se eu pudesse marcaria todo o livro! Ele é cheio de conversas inteligentes e irônicas, mas tudo isso dentro do tema do flerte. É maravilhoso! São poucos os autores que conseguem um exito de carísma com TODOS os personagens! Todos são fantásticos, profundos, complexos e peculiares. Resumindo, humanos de verdade! Eu até agora só tinha duas na minha lista que são a Meg Cabot e a Julia Quinn, mas agora fui obrigada a coloca o John na lista.

A única coisa que fez me arrepender nesse livro foi não ter lido ele antes. Vale a pena. Um romance como poucos!!
-Você nem me conhece direito. - Peguei o livro de dentro do console. - Que tal se eu ligar para você assim que acabar de ler isto?  -Mas você não sabe qual é o número do meu telefone - ele disse.  -Tenho motivos para acreditar que você anotou o número no livro.  Ele abriu aquele sorriso meio bobo.  -E você ainda diz que a gente não se conhece direito.

22 comentários :

  1. Ain adorei a resenha! Me deu vontade de ler. Só espero que depois que eu ler não sofra! Pq eu sempre sofro quando o livro é muito bom :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wiiiiii!! Que bom que você gostou! Olha, vou te ser sincera, eu sofri. Mas vale a pena! O livro é muito legal!

      Excluir
  2. Gostei muito de sua resenha! No princípio estive bem resistete quando a ler este livro, por ser a atual "modinha" literária. Mas lendo seu post percebo que pode ser uma boa fonte de crescimento. Não vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!!!! Tudo que fica na boca do povo me preocupa um pouco, mas vale a pena!!! Vale muito! O livro tem muito conteúdo!!

      Excluir
  3. Sua resenha me fez ter ainda mais vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro, nunca tinha lido nada de John Green, mas simplesmente me apaixonei pela escrita dele, e já estou planejando ler outros dele. A culpa é das estrelas, sem duvidas, foi um dos melhores livros que já li em minha vida, e olha que não foram poucos, [sou uma devoradora de livros rsrsrs] e me fez ver o mundo com outros olhos, apesar de tratar de um assunto sério, o câncer, Green conseguiu fazer um livro leve e divertido, eu ri muito com algumas tiradas da Hazel e do Gus, eu adorei esse casal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cordo plenamente com você!! Também não tinha lido nenhum livro dele, queria ler o 'Teorema Katherine' primeiro porque sabia que esse me faria chorar, mas acabou que mudei os planos e não me arrependi. E a Hazel e o Gus são muito comédia juntos!!

      Excluir
  5. Eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas amigos ja me recomendaram e lendo essas resenha fiquei ainda com mais vontade. Pelo que posso perceber esse livro desperta um lado em nos que nem nos mesmo sabíamos, o de valorizar mais as coisas simples. Quero muito ler :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, é verdade! Você fica mais atentos as pequenas coisas. É impossível não enxergar diferente depois de lê-lo. Você tem que ler!! Vai amar!

      Excluir
  6. Sinto que o autor conseguiu retratar um assunto delicado de uma forma extremamente romântica e diferente do convencional, uma ''façanha'' que poucos conseguem fazer com tamanha maestria. Imagino que esse tenha sido um dos principais motivos de ''A Culpa é das Estrelas'' estar fazendo um enorme sucesso entre vários leitores do mundo todo. Um livro bem elaborado, fofo e romântico mas que trata de um assunto bastante sério e que nos emociona. Uma obra que definitivamente agrada a todos os gostos

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha e um ótimo livro pelo o que podemos ver em resenhas e o tanto que ele é famoso, quero muito ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Um livro muito famoso e que merece todo esse reconhecimento. Você não vai se arrepender, provavelmente vai chorar, mas não se arrepender!!

      Excluir
  8. A cada resenha que leio, tenho um pouco mais de vontade de ler esse livro. Mas a sua resenha mexeu comigo de alguma forma. Mal vejo a hora de ler esse livro!
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha tido esse efeito. Até porque foi um livro que mexeu muito comigo!
      Ah, sim! Estou seguindo o seu blog!

      Excluir
  9. O livro é simplesmente incrível! Ele mistura todos os gêneros como comédia,romance e drama e o livro é maravilhoso. O John Green é um escritor incrível e todos os livros deles são perfeitos e esse não é diferente dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sério?!?! Os outros seguem a mesma linha??? Vou arranjar eles para ler o mais rápido possível!!!

      Excluir
  10. Nossa ' Muito Lega. Me lembrou "Um Amor Para Recordar" só que uma versão 2.0 (não desfazendo do livro), Mas aparentou ter um tempero que vale a pena ser provado. kkkk .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, realmente lembra "Um Amor Pra Recordar"!!!!! Só que esse é bem melhor! Pelo menos eu achei.

      Excluir
  11. Eu amei esse livro, porque enquanto eu lia eu me emocionava e o livro é tão simples mas ao mesmo tempo tão dramático, ás vezes engraçado e sobretudo romântico *-* foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...